Grupo 2

Componentes do grupo: Mayara, Graciela, Leonardo, Jéssica e Pablo

Data: 10/03/2015

1ª Resposta provisória:

Sociedade da informação







Atualmente, a Sociedade é da Informação, onde as transmissões de dados são de baixo custo e as tecnologias de armazenamento são amplamente utilizadas, onde a informação flui a velocidades e em quantidades antes inimagináveis, assumindo valores políticos, religiosos, sociais, antropológicos, econômicos, fundamentais e etc. 

 Esta sociedade caracteriza-se pelo elevado número de atividades produtivas que dependem da gestão de fluxos informacionais, aliado ao uso intenso das novas tecnologias de informação e comunicação. Culturas e identidades coletivas são uma consequência dessa nova era; Houve uma padronização de culturas e costumes.



2ª Resposta provisória:

A sociedade atual é a da informação, pois a tecnologia permitiu que as pessoas tenham maior acesso as informações, e estas fluem a velocidades e quantidades antes inimagináveis (conexão generalizada). A sociedade atual deixou de ser apenas um receptor de informações dadas pelas grandes mídias e passou a ser um emissor de conteúdo (pólo de emissão). O avanço da tecnologia reconfigurou as formas de comunicação da sociedade e quem não se adapta a essa realidade fica social e culturalmente empobrecido de informação (reconfiguração).




Quais as implicações/potencialidades do Ciberespaço sobre/para a cibercultura? Quais as suas características?

Potencialidades:

 Ambiente aberto, ambiente sem regras, que abrange diferentes elementos, imagens, pessoas, culturas e diferentes sensações (Heterogeneidade). Espaço que aproxima as pessoas, e que facilita acesso a variadas informações. A rede está em constante modificação, a cada adição de informação a rede não é mais a mesma (Metamorfose). A rede não possui um ponto central, as informações não possuem um gerador de informação único, ela pode partir de qualquer pessoa em qualquer local (Mobilidade dos centros). A rede possui diversos caminhos para uma mesma informação, a rede não tem fim (Topologia), cada nó pode revelar-se sendo composto por toda uma rede de nós e conexões (Multiplicidade e de encaixe das escalas). A rede é mantida pelos usuários que transformam em informação os acontecimentos do meio externo (Exterioridade).

Implicações:

Justamente por ser sem regras, as pessoas pode ter acesso a conteúdo ilicitos.
Como todo mundo pode gerar informação e conteúdo não sabemos se são informações verídicas.
As pessoas possuem fácil acesso a coisas ilegais. Dificuldade de restringir os conteúdos á determinadas pessoas.

Quais as diferenças/potencialidades fundamentais da hipermídia - Lingüística do ciberespaço - em relação á multimídia - Linguagens dos meios de comunicação em massa?

Na multimídia o usuário não tem poder de manipulação das informações que são transmitidas pelas mídias de comunicação em massa. Já nas hipermídias, o usuário tem a possibilidade de expressar sua opinião modificando e contribuindo na construção da informação. Na multimídia a informação é estática enquanto na hipermídia é dinâmica (metamorfose). A multimídia tem os centros de mobilidade bem definidos, na hipermídia esses centros variam conforme a informação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário